EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EA
CONTAGEM, BELO HORIZONTE, IGARAPÉ, SANTA LUZIA, BETIM, OURO
PRETO, ITABIRITO, CONGONHAS, MOEDA, DIVINÓPOLIS, ITAÚNA, VESPAZIANO, ITAGUARA,
BONFIM, PARÁ DE MINAS, PATOS DE MINAS, IBIRITÉ, SÃO JOAQUIM DE BICAS,
BRUMADINHO –
MINAS GERAIS. ______________________________________________________________________________________________________________
Autora: SOUSA, A.J.M
– Bióloga Licenciada e Bacharela em Gestão Ambiental, Especialista em Avaliação
de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas na empresa Licenciar
Consultoria Ambiental Ltda, agosto de 2016.
“O
homem é um ser recente na história da vida do planeta e uma das características
dos seres humanos é a capacidade de interagir com o ambiente, transformando-o
para construir novos e diferentes modos de vida. Em diferentes épocas e
lugares, as sociedades humanas estabeleceram e estabelecem diversas formas de
organização social e de interação com o ambiente, utilizando os recursos
naturais para satisfazer suas necessidades. Estas interações produzem, em maior
ou menor escala, impactos ambientais negativos” (SOUSA, 2010).
Como
forma de minimizar e auxiliar toda essa problemática
ambiental fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo
soluções e mudanças. Na década de 60, do séc. XX, a partir dos movimentos
contra culturais, surgiu o movimento ecológico que começou a elaborar a
proposta da Educação ambiental (EA)
como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente, que surge
como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
A
própria Constituição Federal do Brasil,
promulgada no ano de 1988 – Artigo 225, afirma que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente
equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,
impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e
preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Deste
modo, acreditamos que a Educação
ambiental seja o mais extraordinário instrumento capaz de promover uma
mudança de hábitos, atitudes e valores, o que é indispensável para a manutenção
do equilíbrio ecológico e consequentemente, da vida na Terra.
Sua
proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação
entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas
pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o
meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais,
sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais). Ressalta-se
que, de acordo com essa visão, nem sempre as interações humanas com a natureza
são daninhas, porque existe um copertencimento, uma coevolução entre o homem e
seu meio. Coevolução é a ideia de que a evolução é fruto das interações entre a
natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse
processo.
Projetos, Treinamentos, Curso de EA objetiva à formação de sujeitos capazes de compreender a
sua realidade e agir nela de forma consciente. Sua meta é a formação de
sujeitos ecológicos, seja cidadão, empresa ou poder público!
A LICENCIAR CONSULTORIA AMBIENTAL, leva
em seus projetos, treinamentos e cursos,
ponderações sobre nossas ações com o meio
ambiente, com o intuito de propiciar novas estratégias de planejamento para
juntos promovermos o desenvolvimento
sustentável. Contamos com uma equipe capacitada e especialista para atender
demandas e levar desafios para o público alvo de cada empresa. Conheça mais a
LICENCIAR CONSULTORIA AMBIENTAL e seus SERVIÇOS
AMBIENTAIS acessando nossos canais de comunicação (no rodapé da página)!
REFERENCIAS:
SOUZA,
Terezinha Cassiano de. Planejamento e gestão ambiental: análise integrada da
Praia de Canoa Quebrada em Aracati- Ce. II Seminário Ibero Americano de
Geografia Física Universidade de Coimbra, Maio de 2010.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE
1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>
Acessado em 23 de agosto de 2016.
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