Pular para o conteúdo principal

Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

Congresso Brasileiro de Arborização Urbana
Betim; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano/MINAS GERAIS.
Autora: SOUSA, A.J.M – Bióloga Licenciada e Bacharela em Gestão Ambiental, Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas na empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda, dezembro de 2016.

 



Aconteceu na grande Belo Horizonte/MG entre os dias 26 de novembro a 01 de dezembro de 2016 o 20º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana / 1º Congresso Latino Americano da International Society of Arboriculture – ISA.

O evento, de caráter técnico científico, proporcionou aos congressistas conhecimentos, inovações tecnológicas, contatos profissionais, troca de experiências na Arborização Urbana...

Grandes nomes e profissionais dedicados a esta área estiveram presentes neste XX Congresso e muitos contribuíram com excelentes palestras técnicas, mini cursos, mesas redondas e oficinas, com o intuito de trazer todos os participantes para as discussões.

Mostraram a importância em planejar e gerir a Arborização Urbana e seus benefícios. Foram abordados vários assuntos, como: Avaliação de árvores de risco; Ecossistemas urbanos; Florestas urbanas – um novo bioma; Código Brasileiro de Arborização Urbana; Compensação ambiental; Gerenciamento de recursos na arborização; Encontro de parques e Unidades de Conservação; Arborização como rede de infraestrutura [1].

Esse tipo de evento é de suma importância,  considerando-se que as árvores compõem uma fundamental infraestrutura viva nas cidades e são fundamentais para o ambiente urbano, se faz necessário, conhecer cada vez mais essa dinâmica, a fim de melhorar a qualidade de vida.

O evento foi promovido e realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (S.B.A.U) e Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

A LICENCIAR CONSULTORIA AMBIENTAL, esteve presente em mais este evento, com a finalidade em agregar mais conhecimentos e ficar por dentro de todas as novidades sobre Arborização Urbana no Brasil e no Mundo!

Conte conosco para Elaboração de estudos técnicos em Arborização Urbana, Projetos e Análise de Risco de Queda de Árvores. Possuímos profissionais aptos para a sua demanda ambiental. Entre em contato, solicite um orçamento! Juntos para promover o desenvolvimento ambiental!

Referência:

[1]: Belo Horizonte – Minas Gerais.  Disponível em: <http://www.belohorizonte.mg.gov.br/evento/2016/11/xx-congresso-brasileiro-de-arborizacao-urbana-i-congresso-sul-americano-da-isa-vii-ca> Acessado em 04 de dezembro de 2016.



Postagens mais visitadas deste blog

O BIOMA CERRADO - Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sete Lagoas, Lagoa Santa, Ibirité, Igarapé, Barão de Cocais

O Bioma Cerrado ImprimirE-mail O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade (Ministério do  Meio Ambiente, 2016). Fontfe: http://pibid-bio-uepg.blogspot.com.br/2011/11/o-cerrado.html A região metropolitana de Belo Horizonte conta boa parte de sua vegetação sendo caracterizada pelo Bioma Cerrado e sua subclassificações. Formando uma riqueza na diversidade de espécies da fauna e flora quando se ocorre a transição ou o encontro com outros Biomas. Fonte: h…

DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA

BETIM, Belo Horizonte; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano/MINAS GERAIS. É uma declaração contendo informações relativas a cada ponto de lançamento de efluente líquido do empreendimento, com a composição da carga poluidora, bem como do corpo receptor. Atividades obrigatórias – São obrigados a preencher a Declaração de Carga Poluidora os responsáveis por fontes potencial ou efetivamente poluidoras das águas que realizam qualquer uma das atividades enquadradas, de acordo com a nas classes 3, 4, 5, e 6. Prazo para entrega – A Declaração de Carga Poluidora deve ser apresentada até o dia 31 março, anualmente se os empreendimentos o…

PODA E CORTE DE ÁRVORES - Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sete Lagoas - MG

Para que as árvores cumpram com suas funções no ambiente urbano, mantendo-se em estado adequado e sadio, é necessária a adoção de práticas sistematizadas de manutenção, dentre as quais a poda, que deve ser conduzida por profissionais e norteada por conhecimentos técnico-científicos (MILANO e DALCIN, 2000). A atividade de poda corte de árvores urbanas na maioria das regiões brasileiras é vista como uma prática corriqueira sem os devidos conhecimentos técnicos que são necessários a atividade. No entanto já existem movimentos institucionais que buscam por uma padronização de técnicas e mais conhecimento dos profissionais envolvidos. A International Society of Arboriculture (ISA) realiza, anualmente, o Congresso Mundial de Arboricultura e o Campeonato Mundial de Escalada em Árvores (ITCC), com o objetivo de divulgar informações, trabalhos científicos e técnicas disponíveis em todo mundo relacionados à arborização urbana. O Brasil também vem se destacando, realizando ótimos congressos a…