Pular para o conteúdo principal

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM BETIM Minas Gerais

Betim é uma cidade bem localizada na região metropolitana de Belo Horizonte com grandes atrativos para as atividades industriais, de serviços e comércio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE possui uma população de aproximadamente 417.307 habitantes e com 7.714 empresas atuantes. Ao pesquisar rapidamente alguns dados percebe-se a relevância no contexto econômico que esta cidade tem para o Estado de Minas Gerais.
Tratando-se de administração pública no que se refere ao Licenciamento Ambiental não é diferente dos demais municípios mineiros que se apresentam com características semelhantes. Detém de legislação ambiental própria para várias modalidades do Licenciamento Ambiental. Algumas normas instituídas são: deliberações normativas do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental do Município de Betim – CODEMA; DN 01 de 2014 – PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO (PCAS); DN 01/2007 Regula dispensa de autorização para poda de espécies vegetais e arbóreas; Lei 3.650/02 – Altera a Lei Ambiental de número 3.274/99. Percebe-se que o município tem um respaldo legal forte sobre o Licenciamento Ambiental. Um ponto que deve ser enfatizado é a comunicação dos setores ligados às diversas modalidades de Licenciamento Ambiental. Pode-se dizer que está a contento se comparada com outros municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Confirma-se a comunicação diante de serviços ambientais prestados a empreendedores que atuam em Betim.
O procedimento para iniciar o processo de licenciamento ambiental não difere do escopo de outros municípios, primeira etapa é o preenchimento do Formulário de Caracterização do Empreendimento – FCE, após protocolização geralmente em quinze dias ocorre à emissão do Formulário de Orientação Básica – FOB que pode ser retirado junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo empreendedor ou procurador. Neste formulário que é validada a classificação dos empreendimentos e atividades quanto ao potencial de impacto poluidor e dada todas as diretrizes para formalização do processo ambiental conforme as legislações vigentes. De maneira geral, a morosidade para análise dos processos infelizmente não tem como deixar de comentar ainda é um fato pertinente não só em Betim, mas como em várias outras cidades.
Contudo o município de Betim vem demonstrando através de seus projetos e gestão o interesse e preocupação com as questões ambientais do município. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do município relativas à proteção e à defesa do meio ambiente, visando ao desenvolvimento sustentável para uma Betim cada vez melhor!
Bibliografia consultada:
IBGE. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=310670&search=minas-gerais|betim|infograficos:-informacoes-completas> Acessado em 24 de setembro de 2015.
Betim. Disponível em: <http://www.betim.mg.gov.br/prefeitura_de_betim/secretarias/meio_ambiente/leis/39056%3B42859%3B07243110%3B0%3B0.asp> Acessado em 24 de setembro de 2015.
Acesse o SITE e confira nossas atualidades ambientais: http://licenciarambiental.com.br/atualidades-ambientais/

Autor: Edgar Amarante Caldeira Diniz – Ecólogo, Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador Administrativo da empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda, 25 de setembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O BIOMA CERRADO - Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sete Lagoas, Lagoa Santa, Ibirité, Igarapé, Barão de Cocais

O Bioma Cerrado Imprimir E-mail O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais , Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade (Ministério do  Meio Ambiente, 2016). Fontfe: http://pibid-bio-uepg.blogspot.com.br/2011/11/o-cerrado.html A região metropolitana de Belo Horizonte conta boa parte de sua vegetação sendo caracterizada pelo Bioma Cerrado e sua subclassificações. Formando uma riqueza na diversidade de espécies da fauna e flora quando se ocorre a transição ou o en...

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS – Contagem - Minas Gerais

O Plano de Gerenciamento de Resíduo Sólidos – PGR é um instrumento que gerencia todo o processo de geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente. Conforme a lei 12.305 de 2010 que estabelece a política nacional de resíduos sólidos e Lei Complementar nº 188, de 30 de dezembro de 2014 do município de Contagem/MG , especificamente no capítulo IV art. 73 e 74 discorre sobre qual estabelecimento está sujeito a elaboração e qual conteúdo mínimo deve conter um PGR . Em atividades econômicas do segmento comercial, industrial geralmente são solicitados os Planos de Gerenciamento de Resíduo Sólidos. Muitas das vezes são para cumprir uma condicionante do licenciamento ambiental ou para renovação da licença ambiental.  Este estudo traduz-se na obtenção de um controle melhor do gerenciamento de resíduos sólidos . De certa forma, a gestão pública obterá mais aces...

Laudo de Ruído Ambiental

Betim; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano/MINAS GERAIS. A exposição a níveis de pressão sonora elevado (NPSE) ou aqueles barulhos que incomodam interferindo no nosso bem estar, trazem malefícios e grande incomodo a todos nós que estamos expostos! A população sabe e conhece as Leis e Regulamentações que estabelecem limites admissíveis ao ruído elevado ou Barulho (incômodo). Portanto, empreendimentos/indústrias tem que estar dentro das legislações, não ultrapassando os limites permitidos, e sempre realizando os monitoramentos ambientais contínuos . Hoje, contamos com várias normas: Norma NBR 10151 (ambiente...