Pular para o conteúdo principal

PODA E CORTE DE ÁRVORES - Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sete Lagoas - MG

Para que as árvores cumpram com suas funções no ambiente urbano, mantendo-se em estado adequado e sadio, é necessária a adoção de práticas sistematizadas de manutenção, dentre as quais a poda, que deve ser conduzida por profissionais e norteada por conhecimentos técnico-científicos (MILANO e DALCIN, 2000).
A atividade de poda corte de árvores urbanas na maioria das regiões brasileiras é vista como uma prática corriqueira sem os devidos conhecimentos técnicos que são necessários a atividade. No entanto já existem movimentos institucionais que buscam por uma padronização de técnicas e mais conhecimento dos profissionais envolvidos.
A International Society of Arboriculture (ISA) realiza, anualmente, o Congresso Mundial de Arboricultura e o Campeonato Mundial de Escalada em Árvores (ITCC), com o objetivo de divulgar informações, trabalhos científicos e técnicas disponíveis em todo mundo relacionados à arborização urbana. O Brasil também vem se destacando, realizando ótimos congressos anualmente em diferentes cidades por todo o País, organizados pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU ( www.sbau.org.br) . Há quatro anos ocorre também o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores, a fim de estimular e difundir o profissionalismo, segurança e técnicas interventivas no manejo das árvores em meio urbano (SBAU).
Atualmente a empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda localizada na região metropolitana de Belo Horizonte – Minas Gerais em um dos seus serviços oferecidos aos seus clientes é o Manejo de Vegetação Arbórea. Este serviço recai sobre uma demanda existente e reprimida no mercado. Reprimida no sentido da falta de profissionais qualificados para atividade de poda e corte de árvores e falta de reconhecimento de quem contrata esse tipo de serviço. Existem vários subserviços ligados no que tange ao manejo de vegetação urbana, como por exemplo: plantio de árvores em calçadas, análise fitossanitáriaidentificação de espécimesanálise riscocondução de mudasprojetos de arborização rearborizaçãotransplante de árvores, emissão de relatórios técnicos jurídicos, dentre outros.
Diante da atuação da Licenciar Consultoria Ambiental em serviços de poda e corte de árvores, a empresa, atua com profissionais competentes e experientes com conhecimentos técnicos na área de segurança do trabalho e ambiental. Geralmente esta atividade requer trabalhos em altura com auxílio de cestos aéreos acoplados em caminhão munck ou a escalada que dispensa qualquer dispositivo de auxilio a elevação do profissional. Os trabalhos em altura requerem treinamentos teórico e prático na NR 35 – Trabalhos em Altura, e para manuseio de equipamentos no caso a motosserra NR 12 – Manuseio de máquinas e Equipamentos. Outra questão que requer uma ênfase é a técnica de escalada. Esta por si só já diz escalar, ou seja, acessar as diversas partes das árvores com equipamentos próprios para escaladas. É obrigatório para trabalhos em altura acima de 2,0m o uso de cinto de segurança tipo paraquedista (NR – 35, 2013).
Para obtenção de êxito em trabalhos de corte e poda de árvores devem-se seguir algumas orientações: a) arboristas (operadores de motosserras) qualificados e treinados; b) acompanhamento / coordenação técnico ambiental e de segurança do trabalho em tempo integral sempre que possível; c) análise preliminar de risco da atividade a ser executada incluindo análise fitossanitária do espécime em questão; d) estratégia e cronograma de execução; e) uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s; f) isolamento da área de trabalho com Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC’s; g) documentação em dia dos equipamentos (motosseras); h) autorização ambiental demanejo de poda e corte de árvore emitida pelo órgão competente.
Neste contexto pode-se dizer que a atuação da empresa LICENCIAR CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA vem alcançado resultados positivos no manejo de vegetação arbórea. Procurando satisfazer e conquistando novos clientes com boas práticas comerciais e técnicas.
Bibliografia Consultada:
Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora 35. Disponível em: http://acesso.mte.gov.br/data/files/8A7C816A4 19E9E3401420E0B5A4D4C57/Cartilha%20N R%2035.pdf> Acesso em: 05 de novembro de 2015.
MILANO, M.; DALCIN, E. Arborização de vias públicas. Rio de Janeiro: Light, 2000. 206p.
SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Manutenção de Árvores. Disponível em: < http://www.sbau.org.br/site/arquivos/Programa %20Curso%20de%20Poda%20Porto%20Alegr e_b0f03a.pdf> Acesso em: 05 de novembro de 2015.
Edgar Amarante Caldeira Diniz
Ecólogo, Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador Administrativo da empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda. Novembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O BIOMA CERRADO - Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sete Lagoas, Lagoa Santa, Ibirité, Igarapé, Barão de Cocais

O Bioma Cerrado Imprimir E-mail O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais , Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade (Ministério do  Meio Ambiente, 2016). Fontfe: http://pibid-bio-uepg.blogspot.com.br/2011/11/o-cerrado.html A região metropolitana de Belo Horizonte conta boa parte de sua vegetação sendo caracterizada pelo Bioma Cerrado e sua subclassificações. Formando uma riqueza na diversidade de espécies da fauna e flora quando se ocorre a transição ou o encont

Deliberação Normativa Copam nº 217 , de 06 de dezembro de 2017

Estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, bem como os critérios locacionais a serem utilizados para definição das modalidades de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais no Estado de Minas Gerais e dá outras providências. O  Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam , no uso das atribuições que lhe conferem o inciso I do art. 14 da Lei Estadual nº 21.972, de 21 de janeiro de 2016, o art. 4º da Deliberação Normativa COPAM nº 177, de 22 de agosto de 2012 e os incisos I e III do art. 3º do Decreto Estadual nº 46.953, de 23 de fevereiro de 2016,  [1]   [2]   [3] DELIBERA: CAPÍTULO I – DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Seção I – Do enquadramento das atividades e empreendimentos Art. 1º  – O enquadramento e o procedimento de licenciamento ambiental a serem adotados serão definidos  pela relação da localização da atividade ou empreendimento, com seu porte e potencial poluidor/de

Laudo de Ruído Ambiental

Betim; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano/MINAS GERAIS. A exposição a níveis de pressão sonora elevado (NPSE) ou aqueles barulhos que incomodam interferindo no nosso bem estar, trazem malefícios e grande incomodo a todos nós que estamos expostos! A população sabe e conhece as Leis e Regulamentações que estabelecem limites admissíveis ao ruído elevado ou Barulho (incômodo). Portanto, empreendimentos/indústrias tem que estar dentro das legislações, não ultrapassando os limites permitidos, e sempre realizando os monitoramentos ambientais contínuos . Hoje, contamos com várias normas: Norma NBR 10151 (ambiente