Pular para o conteúdo principal

CURSOS E PALESTRAS AMBIENTAIS

BELO HORIZONTE, BETIM, CONTAGEM, SETE LAGOAS, POUSO ALEGRE, PATOS DE MINAS, POÇOS DE CALDAS / Minas Gerais.
Em plena recessão econômica, as empresas demonstram dificuldades para sobreviver no mercado. Então, começam a reduzir o quadro de colaboradores. Porém, para os funcionários que buscam sempre se atualizarem profissionalmente costumam serem poupados ou aproveitados em outros setores da empresa.
A taxa de desemprego subiu no segundo trimestre deste ano e chegou a 8,3%, segundo dados divulgados na última terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É neste momento que muitas pessoas devem aproveitar e se capacitarem através de cursos, palestras e treinamentos.
Na área ambiental não é diferente, embora seja um mercado mais promissor dos próximos trinta anos, as pessoas devem buscar a capacitação em novos cursos da área ambiental como, por exemplo: Arborização Urbana, Recuperação de Áreas Degradadas, Reciclagem e Resíduos Sólidos, Gestão de Resíduos Sólidos, Sistema de Gestão ambiental, Licenciamento ambiental, Sustentabilidade, dentre outros. Não basta ter apenas a formação na área, cursos que podem vir a complementar o currículo, a aumentar ou atualizar o conhecimento são de suma importância para o mercado de trabalho. Na área ambiental as coisas vão acontecendo de maneira progressiva e demandam além da experiência uma atualização constante.
A LICENCIAR  AMBIENTAL vem inovando oferecendo diversos cursos na Área ambiental, Segurança do trabalho e Saúde. São cursos de curta duração, práticos e teóricos. Atendendo um público que buscam uma melhor qualificação e capacitação dentro e fora de organizações multinacionais, nacionais nos diversos segmentos do mercado (indústrias, comércio e prestadores de serviços autônomos).
Conforme análise da área comercial da empresa, aponta-se um crescimento de 20% neste segundo semestre pela procura de cursos de capacitação ambiental, segurança do trabalho e saúde. Cursos sendo ministrados até fora da região metropolitana. A estimativa é que para o primeiro semestre do ano de 2016 essa demanda cresça, em busca de novos cursos ambientais devido à procura constante das pessoas por uma vaga no mercado ambiental que tende a ser um dos mais promissores da economia nos próximos trinta anos.
A atualização e capacitação profissional trazem benefícios e fazem valer o investimento em um momento de crise econômica quando surgem as demissões. É importante para a empresa e para o colaborador, pois proporciona melhor excelência no trabalho desenvolvido, produtividade, qualidade e satisfação pessoal de contribuir com a empresa e de se tornar especialista no que faz!
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/indicadores.php> Acesso em 30 de novembro de 2015.
Autor: Edgar Amarante Caldeira Diniz Ecólogo, Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador Administrativo da empresa Licenciar Consultoria Ambiental Ltda, dezembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O BIOMA CERRADO - Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sete Lagoas, Lagoa Santa, Ibirité, Igarapé, Barão de Cocais

O Bioma Cerrado Imprimir E-mail O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais , Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade (Ministério do  Meio Ambiente, 2016). Fontfe: http://pibid-bio-uepg.blogspot.com.br/2011/11/o-cerrado.html A região metropolitana de Belo Horizonte conta boa parte de sua vegetação sendo caracterizada pelo Bioma Cerrado e sua subclassificações. Formando uma riqueza na diversidade de espécies da fauna e flora quando se ocorre a transição ou o encont

Deliberação Normativa Copam nº 217 , de 06 de dezembro de 2017

Estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, bem como os critérios locacionais a serem utilizados para definição das modalidades de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais no Estado de Minas Gerais e dá outras providências. O  Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam , no uso das atribuições que lhe conferem o inciso I do art. 14 da Lei Estadual nº 21.972, de 21 de janeiro de 2016, o art. 4º da Deliberação Normativa COPAM nº 177, de 22 de agosto de 2012 e os incisos I e III do art. 3º do Decreto Estadual nº 46.953, de 23 de fevereiro de 2016,  [1]   [2]   [3] DELIBERA: CAPÍTULO I – DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Seção I – Do enquadramento das atividades e empreendimentos Art. 1º  – O enquadramento e o procedimento de licenciamento ambiental a serem adotados serão definidos  pela relação da localização da atividade ou empreendimento, com seu porte e potencial poluidor/de

Laudo de Ruído Ambiental

Betim; Brumadinho; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Ibirité; Igarapé; Itaguara; Itatiaiuçu; Itaúna; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas; Vespasiano/MINAS GERAIS. A exposição a níveis de pressão sonora elevado (NPSE) ou aqueles barulhos que incomodam interferindo no nosso bem estar, trazem malefícios e grande incomodo a todos nós que estamos expostos! A população sabe e conhece as Leis e Regulamentações que estabelecem limites admissíveis ao ruído elevado ou Barulho (incômodo). Portanto, empreendimentos/indústrias tem que estar dentro das legislações, não ultrapassando os limites permitidos, e sempre realizando os monitoramentos ambientais contínuos . Hoje, contamos com várias normas: Norma NBR 10151 (ambiente